« Voltar

Projeto Europeu FLOOD-SERV a caminho do sucesso

Nos dias 26 e 27 de outubro reuniram-se, em Bilbao, representantes das várias entidades que constituem o consórcio do Projeto Europeu FLOOD-SERV, no qual a ANO Software desempenha um papel crucial. 

As chuvas fortes, em particular em ambientes urbanos, tendem a aumentar a frequência e extensão das inundações. Assim sendo, o objetivo do projeto é fornecer uma solução para a consciencialização, garantir ações de resposta, deteção, prevenção e educação sobre eventuais riscos. Surgiu assim a necessidade de criar uma plataforma pró-ativa e personalizada, de serviço público, aproveitando o poder das TIC's.

Ao longo de 3 anos, várias cidades, entre as quais destacamos Vila Nova de Famalicão (uma das cidades pioneiras), e empresas trabalham neste projeto, de forma a criar um sistema que integre um conjunto de dados através de diferentes fontes, como sensores, tornando-os úteis em todos os dispositivos eletrónicos, unindo o público, as autoridades públicas, pessoal de emergência e outros agentes que permitirão adotar as medidas necessárias para reduzir os efeitos adversos.

Com apenas um ano de existência o projeto apresenta já resultados bastante positivos colocando a ANO Software em destaque ao nível da inovação e avanços tecnológicos.