« Voltar

ANO Software desenvolve aplicação para a prevenção de cheias

ANO abraçou o projeto FLOOD-Serv cujo objetivo é fornecer uma solução completa para a consciencialização sobre inundações, ações de resposta, deteção, prevenção e educação sobre eventuais riscos.

Hoje em dia as inundações causam enormes consequências ambientais, sociais e económicas. O novo desafio da ANO passa pelo desenvolvimento de uma plataforma pró-ativa e personalizada, de serviço público, que aproveita o poder colaborativo das redes de TIC's, para identificar e prevenir os impactos de catástrofes naturais, como inundações, nos territórios e consequentemente na sociedade.

A plataforma, centrada no cidadão, pretende melhorar os sistemas de comunicação de alerta e de emergência, criando a oportunidade da população se precaver para eventuais ocorrências.

Iniciado em agosto de 2016, o projeto é financiado pela Comissão Europeia através do H2020, o maior programa de investigação e inovação da UE, que transfere ideias inovadoras do laboratório para o mercado.

A nível técnico, a plataforma da ANO pretende aproveitar o poder das novas tecnologias, como as redes sociais e as tecnologias móveis, para aumentar a eficiência das administrações públicas na consciencialização e educação sobre os riscos, efeitos e impacto das inundações.

Em Portugal este sistema será aplicado no Município de Vila Nova de Famalicão, onde serão desenvolvidos mecanismos de resposta, baseados nas tecnologias, capazes de fomentar uma ação de mudança de comportamento coletiva.

Este projeto tem a duração de três anos, realizado por um consórcio de 12 parceiros, provenientes de 8 países diferentes.
A par de Portugal, também a Itália, Eslováquia, Roménia e Espanha irão testar o projeto.

Entre todos os sistemas informáticos e serviços que a ANO já desenvolveu, é tempo de abraçar novos desafios. O projeto da ANO coloca assim Portugal em destaque a nível de inovação e avanços tecnológicos.

Acompanhe o projeto aqui